sábado, 17 de outubro de 2009

Debates Vão Perdendo o Tom - Notícia Pescada

A Câmara aprovou nesta quinta-feira, o Parecer Nº. 299 da Comissão Reunida de Justiça e Direito do Idoso favorável ao Projeto de Lei de autoria do vereador José Antônio (PC do B), que concede a reserva gratuita de 5% das vagas de estacionamento em Angra dos Reis a idosos. A medida agora vai ser encaminhada ao Prefeito Tuca Jordão para análise e possível sanção.

Como comumente tem acontecido nas sessões ordinárias, a discussão quase foi suplantada por picuinhas entre parlamentares dentro do plenário. A polêmica da vez foi a entrevista de Antônio Cordeiro à Rádio Costazul FM na terça-feira. O vereador foi acusado em plenária por Jorge Eduardo Mascote (PMDB), de ter dito que a atual Câmara não tem qualidade. Cordeiro não retrucou no momento, mas na própria terça-feira, chamou os parlamentares para ouvir a entrevista e mostrar que não teria feito tal afirmação.

Depois, nesta quinta-feira, também diante do público, cobrou que houvesse uma retratação e questionou diretamente a Mascote, afirmando que ele não teria escutado a entrevista e sim, ouvido a versão de uma outra pessoa. Também colocou que está alí para "se pegar" só no campo das ideias.Em resposta, o pemedebista disse: "homem por homem, eu sou mais homem".

Também voltou a afirmar que ele teria dito que a Câmara não tem qualidade. Na sequência Aguilar Ribeiro (PC do B) pediu que o petista relevasse certos "exageros da política", mas não entrou abertamente no assunto. Diferentemente da presidente da Casa, Vilma do Santos (PRB), que foi direta já no fim da sessão, confirmando que ouviu a gravação e que Cordeiro realmente não teria feito tal acusação, agindo apenas dentro do papel de oposição governista e tecendo críticas.

O problema é que o bate-boca, a exceção da fala de Vilma, aconteceu em plena discussão sobre pautas do dia, dando-se mais tempo as disputas individuais do que ao debate de propostas.

Uma delas era o parecer do projeto em favor dos idosos e o outro era um Pedido de Informação do próprio vereador Cordeiro, sobre a forma de gestão do estacionamento do Aterro do Carmo. Segundo ele, peruas estão sendo impedidas de estacionar no local - o que em sua opinião seria ilegal, visto que qualquer pessoa pode usar o veículo para passeio e não apenas para fins comerciais. Houve inclusive uma controvérsia em falas da base governista. José Antônio e Aguilar disseram que já teriam se informado respectivamente com o Subsecretário de Transito, Robson de Oliveira, e com o Secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, que disseram haver um contrato de cessão à título precatório não oneroso da área entre a Prefeitura e a Companhia Docas - dona do espaço.

Entre as regras de uso estaria a proibição do estacionamento no local de veículos de frete. No entanto, Jorge Eduardo (líder do PMDB) colocou que o acordo é apenas verbal.
- Se não está escrito, não está na regra.

É isso que quero saber - reafirmou Cordeiro.
Ao fim Aguilar pediu a reprovação do pedido sob a alegação de que o assunto estava resolvido. A base seguiu a linha de pensamento do líder do governo. No entanto, o grau de dispersão era tão grande no momento que foi necessário um tempo de espera para os vereadores que estavam fora de suas cadeiras, voltassem e votassem. Cordeiro disse que vai procurar a Companhia Docas e solicitar as informações.

Nenhum comentário: