quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Êta Pernambucano Macho (ou Deu no Blog Oficial de Cordeiro)

"Cordeiro vai ao Ministério Público para pedir esclarecimentos sobre licitação da Fundação de Cultura de Angra dos Reis

A publicação de um edital de licitação na modalidade 'Carta Convite', destinada à contratação de estruturas para a sexta edição da feira Costa Verde Negócios levou o vereador Cordeiro a ingressar com uma ação no Ministério Público Estadual.

O edital, publicado no último dia 21 de setembro, anunciava a contratação de uma empresa para a "montagem de estruturas" para o evento. Curiosamente, no entanto, no mesmo dia da publicação, operários já estavam trabalhando na Praia do Anil, exatamente na construção de tendas para abrigar o evento e, posteriormente, a Festa de Teatro de Angra (Fita) e um evento evangélico, em novembro.

Para Cordeiro, a licitação é estranha.
— Como contratar uma empresa para fazer a montagem destas estruturas se elas já estão em andamento? É no mínimo estranho. Gostaria que a Fundação de Cultura, que é responsável pela licitação, esclarecesse o motivo da contratação. Por isso fui à Tribuna da Câmara e pedi explicações ao Governo. Ao contrário dos esclarecimentos, porém, o que fizeram foi me atacar, como se eu estivesse debatendo um tema proibido. A fiscalização dos atos do Executivo é uma prerrogativa legal do vereador. Se os vereadores do Governo não aceitam este tipo de fiscalização deveriam entregar os seus cargos, porque o vereador tem esta função — desabafou Cordeiro.

No dia anterior à licitação, marcada para 25 de setembro, e após intenso debate sobre o assunto na Câmara de Vereadores, quando inclusive o líder do Governo na Casa, Aguilar Ribeiro (PCdoB) desrespeitou Cordeiro e a Bancada do PT, a Fundação de Cultura alterou o objeto da licitação para contratação de "sistemas de sonorização, iluminação, palco e pórticos tipo box struss", ainda para a Feira de Negócios.

Para Cordeiro, a alteração, visível apenas na Internet, no site da Prefeitura de Angra, mostra que alguma coisa estava errada na publicação original.
— É claro que houve um erro. Mesmo que possamos admitir que não houve má-fé, a Prefeitura deveria vir a público reconhecer que a primeira publicação, no jornal 'Diário do Vale', estava errada já que as estruturas já estavam em construção.
Ao contrário, tenta desqualificar o nosso trabalho e faz a alteração apenas na Internet. É uma pena — disse Cordeiro.

O vereador também negou que seja contra a Feira de Negócios, a 'Fita' ou a feira evangélica. (...)

- Só que a Fita, a Feira de Negócios e todo os eventos que dependem de apoio público têm que seguir a Lei, inclusive nas licitações, senão voltamos ao velho esquema das 'cartas marcadas' — explicou Cordeiro.

O pedido de investigação ao Ministério Público feito por Cordeiro foi protocolado na última segunda-feira, 28. Cordeiro anexou fotos da montagem das estruturas na Praia do Anil e cópias dos editais de licitação publicados no jornal e na Internet."


Parabéns, Cordeiro. É para isso que serve um vereador.
Êta, Cabra Macho!
Moralmente, V. Sª. merece 100 pontos no IRVA. Nós só não vamos fazer isso porque senão daqui a pouco vão dizer que nosso blog é petista.

Nenhum comentário: