domingo, 12 de julho de 2009

Vereadores Não Sabem Para Que Servem Vereadores

Adaptado do artigo do jornalista Milton Jung

"De cada 10 vereadores que concluiram o mandato em 2008, seis não sabiam qual era o papel do vereador. Foi o que mostrou pesquisa realizada pelo Interlegis do Senado e talvez explique a baixa qualidade do serviço prestado pelas Câmaras Municipais e o baixo índice de confiança da população. (...)

Com tanto vereador sem saber o que fazer, surge a oportunidade para o eleitor interferir no trabalho legislativo, fiscalizando o parlamentar, exigindo comportamento ético e sugerindo ações em favor do cidadão".

Prezado Milton Jung,

Você escreveu em seu artigo sobre a "oportunidade para o leitor interferir no trabalho legislativo". E se, numa Câmara composta por doze vereadores como a de nossa próspera cidade, cidade essa que possui cerca de cem mil eleitores, NINGUÉM SE PROPUSESSE a interferir no trabalho deles?

Vamos esmiuçar um pouco o que afirmamos.

O "Adotei um Vereador de Angra" surgiu como uma proposta séria de acompanhamento dos nossos eleitos. Ponto para nós. Após três meses de trabalho, nosso blog continua com os mesmos membros/editores que iniciaram, acrescido apenas de um colaborador.

Nosso blog atinge parcialmente seus objetivos, pois para uma efetiva fiscalização, precisamos de um número de fiscais que até hoje não apareceram. Lembramos a você, Milton, que já fizemos campanha de "adoção" em nosso blog e em outros que possuem um público leitor muito maior.
E não aparece sequer UM interessado em adotar um vereador.

O que fazemos?

Deixamos a população reclamar pelos cantos, como sempre faz, e passamos também a ser simples "reclamões", desativando o blog? (ReclamAÇÕES temos muitas, mas AÇÕES...) Ou mantemos nossa proposta de forma "capenga" e vamos fazendo o que pode ser feito, dentro das nossas limitações?

Temos a resposta para a nossa pergunta:
CONTINUAREMOS CAPENGANDO!
E, enquanto isso, vamos continuar batendo palmas para as iniciativas bem sucedidas de outros municípios acreditando que, um dia, num futuro muito distante, tenhamos a VERDADEIRA PARTICIPAÇÃO e EFETIVO CONTROLE DE NOSSOS ELEITOS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Principalmente os nossos....